quinta-feira, 2 de maio de 2013

Vamos ocupar o espaço público malhando

Entre as diversas formas para ocupar o espaço pública, um que tem me chamado a atenção é o street workout ou treino de rua, muito popular no Leste Europeu e que está começando a ganhar momentum no resto do ocidente. Mas o que seria esse street workout? É uma modalidade que envolve o uso de equipamentos em espaços públicos, como barras e pranchas para a execução de exercícios calistenísticos, como abdominais, puxadas de barras, flexões, usando apenas o peso do corpo. Aqui, o treinamento objetiva força, equilíbrio, coordenação e resistência. 

Porém alguém poderia argumentar que isso não é novo, afinal, pessoas sempre utilizaram  barras para se exercitar em praças públicas. Mas o street workout vai muito além de simples flexões e puxadas, envolvendo também elementos de ginástica artística (afinal, a modalidade ganhou força no Leste Europeu), parkour, práticas que usam barras verticais (mastro chinês, pole dance) e acrobacias circenses.

Muito complicado? Difícil de imaginar o que seria street workout? Dê uma olhada nos vídeos a seguir.





Infelizmente, nem os praticantes da modalidade se deram conta do potencial para que o street workout se torne um  instrumento de conscientização, numa época em que se discute o uso de espaços públicos. Sem dúvida o street workout é uma excelente forma de ocupar as praças, longe das academias caras e da moda, sem a intermediação do dinheiro para a prática esportiva. Ao mesmo tempo, cria-se uma demanda por uma melhor estrutura em parques e praças, tornando-as muitos mais vivas e interessantes. E não é necessário muito: barras horizontais, verticais e parelelos. Talvez, uma prancha para abdominais e espaldares também ajudam para criar um ambiente propício para a atividade esportiva. 

Gostou do street workout? Que tal começar numa praça perto de sua casa? Então, aqui tem alguns links para quem estiver interessado.
Site sobre street workout com um tutorial com circuitos de treinamento

Página no Facebook para a prática do street workout

Nenhum comentário: