sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Que vergonha dona Marta!

Senhores, senhoras, já faz um tempinho que não escrevo e aconteceu muita coisa essa semana. Em terras tupiniquins, em São Paulo para ser mais exato, a campanha de Marta Suplicy solta uma bomba na mãos do eleitor: Kassab é casado? Tem filhos?

Mas que vergonha D. Marta! Isso é pergunta que se faça em época de eleição? Isso não passa de tremendo jogo sujo! Primeiro, por esmiuçar a vida privada de um adversário. Segundo, por lançar questões,de modo totalmente dissimulada, sobre a sexualidade de Kassab. Ora, a candidata do PT sempre foi conhecida pela militância por liberdade sexual e foi uma heroína dentro do movimento LGBT (ex-GLS, ex-GLBT). Ela simplesmente jogou no lixo seu histórico, juntamente com boa parte do voto gay de SP. Tremendo tiro no pé.

E depois vem o day after, notícias nos jornais, repúdio da campanha democrata e de um punhado de aliados e ex-aliados (até Lula chiou, mas discretamente). E sabatina na Folha. E ela se defende, primeiro dizendo que o eleitor tem que conhecer o candidato. Lamento, mas ele não precisa saber tanto. Sim, deve-se esmiuçar as propostas, a vida pública pregressa e atual, buscar informações sobre idoneidade. Mas a vida privada, não.

Depois, coloca a culpa nos responsáveis pela campanha. Espera, aí? Dar uma de João-sem-braço? Pelo jeito ela aprendeu muito bem com o Presidente. Ou seja, não saber de nada. Mas, ela não deveria ser responsável pela sua campanha? Se ela não sabe o que as pessoas ao seu redor fazem em uma campanha, imagine na prefeitura.

Mas, felizmente, esse tipo de estratagema, de esmiuçar a vida privada da campanha, não funciona mais. Ainda bem.

Nenhum comentário: